segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Casamento Eterno!!!!! lição 31




Os que planejam casar-se no templo gostariam de saber o que vai acontecer lá. Não citamos, fora do templo, as palavras da ordenança de selamento (casamento), mas podemos descrever a sala em que é realizada como sendo muito bonita, tendo um espírito sereno, tranqüilo e santificado pela obra sagrada que é ali realizada.

Antes de dirigir-se ao altar para a ordenança de selamento, o jovem casal ouve, do oficiante, palavras de conselho. Eis alguns pensamentos que poderão ser ouvidos por um jovem casal nessa ocasião:

"Hoje é o dia do seu casamento. Estão envolvidos pela emoção desta cerimônia. O templo foi construído como santuário para ordenanças como esta. Não estamos no mundo. As coisas do mundo não se aplicam aqui e não devem ter qualquer influência sobre aquilo que aqui fazemos. Saímos do mundo para entrar no templo do Senhor. Este se transforma no dia mais importante de sua vida.

Vocês nasceram convidados por pais que prepararam um tabernáculo mortal para a habitação de seu espírito. Ambos foram batizados. O batismo, ordenança sagrada, simboliza a limpeza, simboliza a morte e a ressurreição, simboliza o surgimento em novidade de vida. Ele inclui o arrependimento e a remissão dos pecados. O sacramento é uma renovação do convênio do batismo, e podemos, vivendo de acordo, conservar essa remissão de nossos pecados.

Você, noivo, foi ordenado ao sacerdócio. Primeiramente recebeu o Sacerdócio Aarônico e, provavelmente, progrediu em todos os ofícios do mesmo --- diácono, mestre e sacerdote. Depois foi considerado digno de receber o Sacerdócio de Melquisedeque. Esse sacerdócio, o sacerdócio maior, é definido como o sacerdócio segundo a santa ordem de Deus, ou o Santo Sacerdócio segundo a Ordem do Filho de Deus. (Ver Alma 13:18 e Helamã 8:18; D&C 107:2--4.) Foi-lhe dado um ofício no sacerdócio. Agora você é um élder.

Vocês dois receberam a investidura. Com ela, foram investidos de potencial eterno. Todas estas coisas foram, porém, em certo sentido, preliminares e preparatórias para sua vinda ao altar, para serem selados como marido e mulher para o tempo e a eternidade. Vocês, agora, tornaram-se uma família, livres para agir na criação de vida, tendo oportunidade, por meio de devoção e sacrifício, de trazer filhos ao mundo e de criá-los e guiá-los em segurança em sua existência mortal; de vê-los um dia, como vocês, participar das sagradas ordenanças do templo.

Vieram espontaneamente e foram julgados dignos. Aceitar um ao outro no convênio do casamento é uma grande responsabilidade que traz bênçãos inúmeras.""

Se desejamos compreender a história e a doutrina das ordenanças do templo, precisamos entender o que é o poder de selamento. Precisamos perceber, pelo menos até certo grau, por que as chaves de autoridade para empregar o poder de selamento são decisivas --- não apenas para a realização de ordenanças no templo, mas para todas as ordenanças em toda a Igreja no mundo inteiro.

O poder selador representa a delegação transcendente da autoridade espiritual de Deus ao homem. A pessoa que mantém esse poder selador é o representante principal do Senhor aqui na Terra, o Presidente da Igreja. É uma posição de confiança e autoridade supremas.

Como já foi dito, muitos dos ensinamentos relativos às coisas mais profundamente espirituais na Igreja, particularmente no templo, são simbólicos. Usamos a palavra chaves de maneira simbólica. Aqui as chaves da autoridade do sacerdócio representam os limites do poder dados por Deus ao homem mortal para agir em Seu nome aqui na Terra. As palavras selar, chaves e sacerdócio estão intimamente relacionadas.

As chaves do poder de selamento são sinônimas das chaves do sacerdócio eterno. "E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipo, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? (...) . .

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra será desligado nos céus". (Mateus 16:13--19)

Pedro viria a portar as chaves. Pedro viria deter o poder de selamento, essa autoridade que carrega o poder para ligar ou selar e desligar na Terra, sendo isto válido nos céus. Essas chaves pertencem ao Presidente da Igreja --- ao profeta, vidente e revelador. Esse poder selador sagrado está com a Igreja agora. Nada é objeto de uma contemplação mais sagrada por parte daqueles que conhecem o significado dessa autoridade. Nada é guardado mais cuidadosamente. O número de homens no mundo aos quais foi delegado este poder de selamento em qualquer época é relativamente pequeno. Em cada templo há irmãos que recebem esse poder. Ninguém pode recebê-lo, a não ser das mãos do profeta, vidente e revelador e Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Segue-se uma declaração clara a respeito do poder selador, como ligação de tudo o que fazemos para os vivos e para os mortos.

"Todas as vezes que a plenitude do evangelho se encontra no mundo, o Senhor tem agentes a quem dá poder para ligar na terra e selar eternamente nos céus. (Mateus 16:19; 18:18; Helamã 10:3--10; D&C 132:46--49) (...) . . .

Todas as coisas que não são seladas por esse poder têm fim quando os homens morrem. A menos que o batismo tenha esse selo duradouro, não será permitido que uma pessoa seja admitida no reino celestial; a menos que o convênio do casamento eterno seja selado por essa autoridade, não levará os participantes a uma exaltação no mais alto céu no mundo celestial.

Todas as coisas adquirem força duradoura e validade permanente por causa desse poder selador. Esse poder é tão abrangente que inclui ordenanças realizadas pelos vivos e pelos mortos, sela os filhos a seus antepassados que já se foram e forma correntes patriarcais permanentes que existirão eternamente entre seres exaltados." (Bruce R. MacConkie, Mormon Doctrine, 2ª ed. Bookcraft, 1966, p. 683.)

Na Igreja temos autoridade suficiente para realizar todas as ordenanças necessárias à redenção e exaltação de toda a família humana. E, tendo as chaves do poder selador, o que ligamos na devida ordem aqui na Terra, será ligado nos céus. Essas chaves --- as chaves para ligar e selar na Terra com validade nos céus --- representam o dom supremo de nosso Deus. Com essa autoridade podemos batizar e abençoar, investir e selar, e o Senhor honrará nossos compromissos.

Diz o Profeta Joseph Smith que lhe perguntavam freqüentemente: "Não podemos ser salvos sem receber todas essas ordenanças?" Eu respondo que não; não a plenitude da salvação. Jesus disse que há muitas moradas na casa de Seu Pai e que ia preparar-nos um lugar. A palavra casa aqui mencionada, deveria ser reino; e a pessoa que deseja ser exaltada à morada mais alta, precisa obedecer a uma lei celestial e a toda lei também. (History of the Church, 6:184)

Um comentário:

  1. É maravilhoso esse poder selador, saber que podemos viver em famílias eternas. A perspectiva eterna nos ajuda a entender e orientar nossa vida aqui na terra.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails